sexta-feira, 20 de maio de 2011

Colocando em prática seu bom atendimento

                         Atendimento a Pessoas
       O que entendemos quando falamos em atendimento nem sempre se aplica quando falamos de cliente. Podemos aplicar regras na nossa vida em geral, se tratando não especificamente de cliente más em gestão de pessoas.
Ser objetivo e claro nas pronuncias é o primeiro tópico onde vamos abordar assuntos derotina.
·        Ouvir
·        Entender
·        Falar (opinar)

           Quando estamos se tratando de ideais aprendemos ouvir, seria importante que todas as pessoas tivessem esse hábito, aprender ouvir é ser educado, utilizar essa ferramenta educação como parte dos afazeres, quando eu ouço estou dando o sinal de que sou prestativo e que estou interessado em levar as idéias adiante e que está sendo importante pra mim.
          Quando ouço algo minha intenção é entender o que se está passando, quando entendo eu tenho atitude e passo a fazer as coisas de acordo com o que me foi solicitado. Só assim através das idéias é que eu posso opinar.
           Opinar nada mais é que levar uma idéia adiante, falar sobre o assunto ajudar a definir um conceito e tomar iniciativa diante de um projeto. Porque sabemos que tudo que planejamos todas as conquistas e vitórias surgiram de atitudes e de iniciativas.
          Mas o que sabemos é que nem sempre as pessoas estão de acordo com o que falamos por isso ao falar com as pessoas devemos nunca nos esquecer-mos de que os humanos julgam e qualquer citação ou palavra que proferirmos estará sujeito a analises rápidas de pensamentos.
          Ou seja, se eu falar corretamente talvez essa pessoa nunca vá notar, mas se eu disser apenas uma palavra má proferida em questão de segundos já seremos julgados.
Então é importante para todos nós o ouvir, entender e depois opinar.
           Quando nós decidimos trabalhar em vendas ou qualquer outro trabalho onde envolvemos pessoas, temos que estar preparados,nem sempre o que ouvimos é bom.
          Às vezes temos que superar situações que jamais gostaríamos de passar, ter paciência. Questionar o cliente às vezes não é a melhor forma de solucionar o problema, às vezes deixamos o cliente irritado, talvez ele não tivesse um dos melhores dias, então procurar executar a tarefa sem muitas perguntas sempre funciona.
           Isso se chama fazer o básico, deixar o cliente satisfeito com o serviço, ser otimista. Nem sempre o que você está tentando resolver pode dar certo, mas seja otimista diga sempre pra ele que o problema pode ter solução mesmo que para sua concepção não tenha.
          Hoje nós vivemos em um ambiente onde as pessoas estão aflitas muita informação coisas que no dia-a-dia deixa a cabeça quente, pequenos problemas se tornam um imenso mar de dificuldades.  
          Então quando passamos a ouvir entender e falar no momento certo estamos deixando as coisas bem sólidas para que não se complique mais a rotina de uma pessoa.
          Principalmente quando lidamos com clientes, delicadeza é uma ferramenta essencial, ser sempre  óbvio.  Às vezes, podemos ser dinâmicos contornando situações delicadas deixando-as mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário